quarta-feira, 22 de junho de 2011

Chaveiro com peixe vivo

Andando pelas ruas de Xangai encontrei um vendedor ambulante, sentado no chão,  comercializando chaveiros muito diferentes de tudo o que eu já tinha visto. Olhei com bastante atenção e vi que dentro dos saquinhos de plástico, em forma de coração, havia água e dois peixinhos dourados nadando naquele espaço minúsculo. Não sei quanto tempo os peixinhos vivem dentro da embalagem de plástico porque não foi possível me comunicar com o vendedor.
 Apesar da falta do diálogo ele entendeu, com a minha mímica, que eu queria fotografar o chaveiro exótico. Prontamente segurou um  com as pontas dos seus dedos.  
O peixe dourado é um descendente da carpa e teve a sua origem na China há mais de mil anos. Eram mantidos dentro de vasos de cerâmica e só a realeza podia ter os peixes dourados. Mais tarde foram introduzidos nos lagos dos jardins e se reproduziram em grandes quantidades.
O peixe dourado, segundo os chineses, traz prosperidade, fortuna e boa sorte e por isso é muito popular na China.

6 comentários:

  1. Que dó do peixinho, ali preso, claustrofobia.... Obrigada pela parte cultural friend! Bjos

    ResponderExcluir
  2. que gente sem coração como alimenta o peixe como troca a aguá eu vo prende que faz esses chaveiro em um plastico, vamos vê se ele gosta

    ResponderExcluir
  3. Eu também gostaria de saber o que as pessoas fazem com o chaveiro e o peixinho.Imagino que a vida dos peixinhos nestas condições não seja longa, o que é de fato uma grande crueldade.

    ResponderExcluir
  4. Esse e um liquido especial e existe um pedacinho de um tipo de ração da que dar para toda a vida dele

    ResponderExcluir
  5. Olá Bruno,

    Obrigada pelo seu comentário. Fiquei pensando no que significa a "vida toda" para um peixinho nessas condições. Provavelmente ele tenha a chance de viver apenas alguns dias.
    Abraços,
    Audy

    ResponderExcluir
  6. mida pet sos o matheus pato sagadio vila reao

    ResponderExcluir