segunda-feira, 18 de abril de 2011

O Templo do Céu (Temple of Heaven)

Procurei me posicionar da melhor forma para fazer esta foto. Não sei quanto tempo fiquei parada contemplando o Templo do Céu, até que em uma fração de segundos consegui a foto “tipo” cartão postal que se vende em Pequim. Quem gosta de fotografia entende a imensa satisfação que é clicar no momento exato e fazer uma foto "perfeita" num lugar onde há muitas pessoas.  
Ao sul de Pequim fica o Templo do Céu, um complexo de templos Taoístas que era utilizado na primavera para se orar e pedir boas colheitas e no outono para agradecer tudo o que havia sido colhido.
O que mais chama a atenção nesta construção é que é um templo circular, erguido sobre três terraços, com 28 pilares de madeira que suporta uma estrutura a 38 metros de altura sem nenhuma viga de sustentação. O Templo foi construído em 1420 durante a Dinastia Ming.
Estive lá num final de tarde, fazia um frio intenso e mesmo assim havia muitas pessoas visitando o templo. No parque Tiantan Gongyuan no qual fica o Templo do Céu, centenas de chineses jogavam dominó enquanto outros tomavam chá e conversavam alegremente.



Fui me aproximando do grupo que me recebeu com um largo sorriso no rosto. Lamentei o meu precário conhecimento do mandarim que me impediu de perguntar a eles o que cantavam e porque cantavam. Então fiquei imaginando que talvez estivessem ali  para celebrar a vida, a amizade deles ou simplesmente para agradecer aquele dia tão lindo de céu  azul.   





Andando pelos arredores do Templo comecei a ouvir uma música linda que lembrava um mantra budista ou uma oração. Embalada pelos acordes saí procurando de onde vinha aquela cantoria tão celestial num lugar com tanta paz. Ao longe avistei um grupo de chineses já com a idade avançada que cantavam e tocavam os seus intrumentos, alguns sentados, outros em pé.

Um comentário:

  1. Voce esta sempre desfrutando das belezas deste mundo... E fazendo destes momentos uma arte, atraves da sua camera. To com saudades e em falta com voce. Precisamos chat ou skype quando puder.
    Beijos, Flavia

    ResponderExcluir