terça-feira, 29 de março de 2011

Restaurante em Datong

Li Rutian, Audy, Jiang Hepng
Quando retornamos da visita ao Templo Suspenso, eu, a Li Rutian, minha guia, e o Jiang, o nosso motorista,  fomos almoçar em um tradicional restaurante chinês da cidade. Segundo a Li Rutian, os turistas nunca são levados a este restaurante porque é um lugar no qual vão somente as famílias chinesas, ninguém fala inglês e eles não têm interesse em dividir esta "privacidade" com os visitantes.  
A Li Rutian fazendo o pedido
Este tipo de restaurante é chamado de “Hot Pot Food”.O primeiro passo para se fazer o pedido é selecionar os molhos, verduras, legumes e carnes que estão especificados em uma longa lista em chinês.
Para cada lugar na mesa existe uma espécie de chapa na qual a comida será cozida. Esta chapa é coberta por uma toalha feita de um tecido especial que não queima com o calor.   A garçonete nos trouxe uma panela com uma espécie de caldo fervendo e começou a colocar vários condimentos. Pedi para colocar só tomate, salsinha e sal na minha panela. Agradeci a oferta de uma variedade enorme de pimentas e tantos outros temperos que meu estômago não digere com facilidade.
Em seguida é trazido tudo o que foi escolhido anteriormente para ser mergulhado no caldo quente da panela. Cada um decide o tempo do cozimento da sua comida. É uma delícia! Não me lembro de ter comido antes alface cozida! Tinha também umas "iguarias'' feitas com o sangue de boi e de cabra que eu provei. O gosto é bem agradável. O mais difícil é pegar aqueles pedacinhos escorregadios de dentro da panela com os palitinhos.  






2 comentários:

  1. Audy, é praticamente um foundant! fundi??

    ResponderExcluir
  2. Lindas fotos e a comida deu vontaaaade! bjs, Vânia

    ResponderExcluir